A contribuição de P...ducação..
RESUMO
Para Paulo Freire, educar é um ato político, por isso ele trouxe para a educação pós-moderna o desafio e reinventar uma práxis pedagógica, política e epistemológica profundamente democrática.
Por isso neste trabalho vai existir toda a preocupação fundamental dele, que era com as relações entre professor, aluno e consciência crítica, as práticas e mostrar a possibilidades dos educadores a de testemunhar a disponibilidade á vida.
Alimentando assim a defesa e a prática de uma escola que defende, trabalha e luta para construir e ampliar a gestão democrática na escola, a convivência e organização dos colegiados escolares, a construção coletiva e democrática do projeto político-pedagógico da escola, a reestruturação curricular baseada nas relações interculturais e a defesa permanente de uma educação para todos , sempre a favor e com os excluídos.
1 INTRODUÇÃO
As ideias da obra de Paulo Freire resgatam a forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e as educadoras. O cotidiano do professor na sala de aula e fora dela.
Uma pedagogia fundada na ética, no respeito á dignidade e á própria autonomia do educando. Onde a convivência amorosa como seus alunos e na postura curiosa e aberta que assume e, ao mesmo tempo, é que ele pode falar do respeito á dignidade e autonomia do educando. É preciso aprender a ser coerente. De nada adianta o discurso competente se a ação pedagógica é impermeável a mudanças.
Freire, como homem de seu tempo, traduz, no modo lúcido e peculiar, aquilo que os estudos das ciências da educação vêm apontando nos últimos anos: a ampliação e a diversificação das fontes legítimas de saberes e a necessária coerência entre o “saber-fazer é o saber-ser-pedagógicos”.
Onde ele nunca deixou de ser um “militante contra as opressões do mundo”, continuou sempre buscando