A contribuição das ongs na educação
Fernanda Maria Sampaio Costa
Faculdade Latino Americana de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina Leitura e Produção Textual
Professora Gláucia Mirian de O. S. Barbosa
No processo educacional de hoje encontramos varias vertentes, dentre elas o apoio do terceiro setor reforçando o aprendizado e construindo o conceito de cidadania. Conhecer essa nova vertente do processo educacional é primordial para o aprimoramento do conhecimento desse contexto que vem crescendo de forma constante. O tema apresentado traz um olhar sobre qual a importância da ação das ONGs em parceria com a sociedade. Observando a percepção de alunos, mestres e família compartilhando uma dinâmica educacional onde se observa o comportamento de ações em prol da construção de uma educação mais ampla.
Dessa forma questionamos: Qual a importância da atuação das ONGs na educação? O objetivo geral é avaliar a importância dessa atuação com a escola e sociedade mensurando a análise do contexto social e relatando os resultados obtidos a partir dessa parceria. Como metodologia optamos pela pesquisa bibliográfica.
Além dessa introdução o artigo apresenta duas seções: o desenvolvimento; apresentando uma discussão sobre o que são ONGs, quando, por iniciativa de quem e por que foram criadas, ONGs na educação e qual a contribuição das ONGs na educação seguido das considerações finais.
O que são ONGs?
“Organização não governamental é expressão que traz a marca da polissemia, movendo-se num campo que se presta de varias apropriações ideológicas ou discursivas, possibilitando usos diversificados por diferentes atores – e, portanto, podendo constituir-se em objeto de polêmica e luta em torno desses usos”.
L.Landim, Ed.,Ações em sociedade - militância, caridade, assistência, etc, Rio de Janeiro, NAU- Instituto de estudos da religião (ISER), 1998 (esgotado).
A definição acima, só nos antecipa de forma objetiva a descrição literal do que significa a Organização