Conhecendo um pouco o cotidiano de uma ong em maceió
Ana Cristina Santos Soares1 Érika Thaline da Silva2 Gilvanda de Souza Ferreira3
RESUMO
As reflexões suscitadas neste artigo surgiram a partir de uma pesquisa de campo realizada por meio da disciplina Organização e Gestão dos processos educativos, com o intuito de entender mais sobre as ONGs (Organizações Não-Governamentais), seu funcionamento e organização. Para tanto foi necessário conhecer mais de perto o cotidiano de uma dessas instituições (conceitos, missão/filosofia, projetos), neste caso, o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB). Através das visitas e de uma entrevista aplicada a coordenadora da ONG foi possível uma aproximação mais profunda com o trabalho realizado pela mesma. Deste modo, o objetivo, além de conhecer seu funcionamento na íntegra, é de trazer possíveis reflexões sobre a realidade da ONG e a importância que este terceiro setor tem para a sociedade atual. Intenciona-se destacar nessa pesquisa como se dá, de forma prática, a atuação dessas instituições e sua relevância para a sociedade atual. Palavras-chaves: ONG – CEASB – Sociedade.
1 UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DAS ONGS NO BRASIL
As organizações Não-Governamentais começaram a surgir na America Latina por volta dos anos de 1970, intitulada “sociedade Civil Organizada”, posteriormente “Organizações da Sociedade Civil - OSCs”. Formada por cidadãos que lutavam por justiça social em defesa das pessoas mais necessitadas a partir de interesses gerais. Desta forma, tinham como causa a luta em favor da educação popular, os direitos humanos, ou seja, esses estabelecimentos funcionavam como lugares de apoio e assistência às pessoas. Essas organizações eram compostas por centenas de pessoas que se organizavam em defesa da cidadania.
1
Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas; (erikathaline.s@hotmail.com) Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas;