A contribuição da capoeira no desenvolvimento de lateralidade de crianças entre 4 a 5 anos de idade.
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS 5
4 METODOLOGIA 11
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................12
1 INTRODUÇÃO
A capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza libertária do homem frente à intolerância. Os negros criaram a capoeira tanto para servir ao prazer quanto ao combate. Realizou, na própria carne, essa imagem da vida, fundamental até hoje.
Atualmente a capoeira é praticada em mais de 150 paises dos 5 continentes por homens e mulheres de todas as idades, credos e descendências: em aulas ministradas por milhares de mestres brasileiros, de todas as classes sociais. No Brasil, são mais de 5 milhões de praticantes.
A capoeira é afro-brasileira, não veio da África, ela nasceu no Brasil de filhos de pais africanos, esses africanos trouxeram pra cá o legado da África.
A proposta do presente trabalho é a de identificar como a capoeira atua e auxilia o desenvolvimento da lateralidade de crianças na faixa etária de quatro e cinco anos de idade.
A capoeira é uma grande ferramenta para o trabalho da lateralidade, sendo assim, aproveitamos a oportunidade de um dos integrantes do grupo já desenvolver um trabalho com capoeira, na faixa etária proposta.
Por fim, a pergunta que permeia a pesquisa será: Qual a importância de desenvolver a lateralidade usando a capoeira como intermédio em crianças de quatro e cinco anos de idade?
2 OBJETIVOS
• Objetivos Gerais
Verificar os índices de lateralidade em crianças praticantes de capoeira concernentes à sua idade cronológica.
• Objetivos Específicos
Comparar os resultados entre iniciantes e avançados da modalidade, identificando as diferenças na lateralidade entre as crianças de 4 e 5 anos de idade e apresentar a importância da lateralidade no desenvolvimento das crianças por meio da capoeira.