As coisas que você possui acabam te possuindo
TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA – NOTURNO
DISCIPLINA: História Da Moda III
PROFESSORA: Liliane Edira Ferreira Carvalho
ALUNA: Luana Bonin Portes
Artigo Acadêmico:
“AS COISAS QUE VOCÊ POSSUI ACABAM TE POSSUINDO”
Florianópolis, 03 de maio de 2010.
RESUMO
Uma pessoa pode entrar em algum lugar e não falar uma única palavra, mas a roupa que está vestindo fala por si, diz parte de quem ela é. Essa linguagem não-verbal é essencial na construção da imagem pessoal. Para tal tornou-se necessário, devido à pós-modernidade, o consumo de produtos – não apenas de moda – capazes de representar o indivíduo diante da sociedade em que está inserido.
Palavras-chave: identidade, pós-moderno, consumo, espetáculo, representação, consciência ecológica.
INTRODUÇÃO
A roupa é uma espécie de extensão da identidade do indivíduo, por meio da qual é possível fazer representações de personalidade. Ela agrega um significado subjetivo e simbólico relacionado à cultura e história de cada pessoa. Como afirma o jornalista Wilame “a roupa (...) carrega todo um código, uma linguagem própria, que será decodificada por quem usa e por quem se relaciona com quem a usa.” [i]. Através das escolhas que o indivíduo faz na hora de se vestir é possível deduzir a qual classe social ele pertence, seus gostos pessoais entre outras coisas.
Não apenas referente à moda vestuária, mas a produção industrial como um todo gira em torno de associações que o indivíduo possa fazer à si mesmo, pois cada conjunto de símbolos identificados na exteriorização da personalidade resulta na formação de identidades de caráter social, político, cultural, religioso, sexual, étnico entre outros. Podendo sofrer várias interpretações e críticas de acordo com a quantidade e qualidade de símbolos exibidos. A busca por uma inserção social através da roupa resulta