Evolução dos métodos de representação gráfica
A evolução através dos séculos
RESUMO
Métodos de representação gráfica é uma forma em que desde os tempos pré-históricos vem sendo utilizados pelo homem, para descrever várias situações e peculiaridades do seu modo de vida e pensamentos. Neste artigo veremos algumas dessas formas e povos que as utilizarão, e também sua evolução através dos séculos.
Palavras-chave: pré-históricos; peculiaridades; evolução.
1 INTRODUÇÃO
Em várias épocas, a humanidade possuiu maneiras de representar suas particularidades e crenças através de desenhos e pinturas rupestres. Os hindus a ‘perspectiva irradiante’, Os egípcios utilizavam a ‘perspectiva horizontal’, os chineses e os japoneses a ‘perspectiva a olho de pássaro’, os bizantinos a ‘perspectiva invertida’ ou seja, o que esta longe é representada maior do que está mais perto. No entanto nenhuma ultrapassou seu perímetro cultural de origem, como a perspectiva cônica e mongena, que unificaram a geometria.
2 REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NA HISTÓRIA
As representações gráficas não só foram, mas continuam sendo de grande importância na evolução do ser humano. Desde o período Pré-histórico os homens tinham a necessidade de transmitir o que viam e sentiam através dos desenhos.
Na Era Glacial (Idade do Gelo), as pinturas eram elaboradas uma sobre as outras, dando a entender que a própria ação de pintar tinha mais importância que a imagem resultante.
Do Paleolítico ao neolítico, os povos que viviam na África e na Europa deixaram pinturas nas cavernas criadas com objetivos ritualísticos. Em algumas imagens, as presenças de marcas aparentam serem feitas por suas armas como a lança, sugerindo o seu uso em rituais mágicos como para obter êxito em suas caçadas, e na instrução de jovens.
No período neolítico apesar de não haver a necessidade, às representações gráficas sugerem a preocupação com relações espaciais abrindo caminho para a geometria.
Os gregos foram um povo que