A contação de historias na educação infantil
Trabalho de conclusão de Curso, apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Hermínio Ometto, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura pela em Pedagogia.
SÃO PAULO/SP
JUNHO/2011
RESUMO
O artigo aborda o tema “ A Contação de Histórias na Educação Infantil”, sabendo que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral, incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o meio, é que elaboramos nosso trabalho, visando, assim, contribuir para o ambiente escolar e conseqüentemente para o trabalho do professor, oferecer um conjunto de ações entre o mágico e a leitura, objetivando desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação Infantil. As histórias são patrimônios da humanidade.
Palavras-chaves
História, Livro, criança.
INTRODUÇÃO
Tendo como temática a contação de historias para crianças, este trabalho procurará investigar a importância desta ferramenta pedagógica para o trabalho escolar, bem como para a formação do aluno, insistindo na eficácia que a própria ludicidade do ato de contar proporciona. É sabido que a contação de historias, em suas diversas formas e funções, exerce fortes influências no desenvolvimento da criança, pois, pelo fato de tal instrumento se basear no elemento fundamental do ser humano, que é a troca de experiências entre sujeitos cognoscentes, o contador de historias exerce papel fundamental na formação cultural da criança, dado que institui-lhes a vivencia do passado e do futuro, a experiência do medo, da alegria, da risada, e outros conteúdos subjetivos, por meio dos quais a criança passa, dialogicamente com o professor, a se