Contação de História na Educação Infantil
Contação de História na Educação Infantil.
PROBLEMA
Como a Contação de história pode diferenciar no desenvolvimento educacional da criança da Educação Infantil?
JUSTIFICATIVA
A contação de histórias propicia ao educando inúmeras possibilidades de se desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros.
Por meio das histórias, pode-se levar o educando a viajar no tempo e reproduzir as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
Na Educação Infantil, a arte de contar histórias deve estar presente em sala de aula, a fim de contribuir para o desenvolvimento do vocabulário do educando, bem como para a interação e socialização entre os envolvidos no processo educacional.
Abramovich (1989, p.16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias”.Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
Entende-se que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa. Desta forma, percebe-se a necessidade de reavivar a arte de contar histórias dentro do contexto escolar, utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança.
OBJETIVO GERAL
Incentivar a arte de contar histórias, arrolando o hábito da leitura e despertando a imaginação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A arte de contar histórias deve incutir em seu desenvolvimento: a) Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação; b) Melhorar a interação, comunicação das crianças. c) Contribuir com o processo de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, por meio da contação de histórias da Literatura Infantil.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Este estudo basear-se-ánas técnicas de observação, revisão da literatura e análise do