CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Utilizando artifícios como base interdisciplinar na educação infantil.
Do campo de estágio:
Escola Municipal Maria Carmelita Rocha
Endereço: Rua. Severino Firmino. 598.
Bairro: Santa Terezinha.
Cidade: Patu - RN
Da atuação pedagógica:
Modalidade/Tuma: Educação Infantil - Pré II
Turno: vespertino
Número e Alunos: 15
Do Tempo de Duração:
Observação: 08.07.2013 à 12.07.2013
Atuação: 29.07.2013 à 09.07.2013
Horas: 60 hs.
Conteúdos trabalhos na interdisciplinaridade:
Português, Matemática, Ciências, Geografia e Artes.
Professores Envolvidos: Professora Colaboradora: Luzia Simão de Araujo Professor Orientador (a): Gercina Dalva
Estagiária:Hosana Carolina Jales Da Silva
Tema Unificador: Contação de Histórias.
2. JUSTIFICATIVA
Na educação infantil, várias mudanças foram acontecendo com o passar do tempo, antes as crianças eram de total responsabilidade dos pais, hoje na sociedade contemporânea com a industrialização e o comércio livre para homens e mulheres, as famílias passaram a deixar em creches, primeiro apenas de caráter auxiliador, pelo ato de cuidar, depois as escolas e creches passaram a cuidar e a educar.
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, em uma atitude de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (BRASIL, 1998a, p. 23).
A escola da atualidade é o lugar onde a criança desenvolve suas relações sociais, onde ela interage com os colegas e expõem suas idéias, fatos, acontecimentos do seu cotidiano de forma interativa, o estimulo do professor é fundamental para que essa interação se torne cada vez mais demonstrada, é através da contação de histórias que a criança pode se mostrar, usando a oralidade com expressões faciais e corporais. Devendo-se levar em conta o potencial de cada uma, pois “a