Trabalho de antropologia
No século XIX, a Antropologia adquire a categoria de ciência. A Antropologia Científica surge das discussões teológicas, filosóficas e éticas que se instauram na Europa em relação aos povos coloniais e a escravidão, quando a partir do contato mais intenso com os outros continentes a diversidade das populações foi evidenciada.
2- Conceitue representação, antropologia representacional e interpretativa:
A Representação é o conjunto de símbolos (imagem, sinais, objetos, etc.) a que se dá uma significação (masculino, luto, festa, etc.). A Antropologia representacional enfatiza a relação do ser humano com os símbolos, operando com realidades significativas, sendo as representações, interpretações da realidade, ou seja, a relação com o real nunca é direta; é sempre mediada por categorias simbólicas e subjetivamente constituídas. Este universo simbólico passou a ser objeto da antropologia na forma de mitos, crenças, saberes e representações que se constituem em um discurso sobre o “real” chamado de cultura. Assim, para Clifford Gertz “As forças culturais podem ser tratadas como textos, como obras imaginativas construídas a partir de materiais sociais” A Antropologia Interpretativa procura compreender as formas simbólicas como elas funcionam em situações concretas para organizar percepções (significados, conceitos, atitudes etc.). O objetivo do antropólogo não seria decifrar os símbolos, mas interpretá-los.
3- O que é cultura, para que serve ao homem, quais e o que são as suas classes e qual a relação orgânica entre as diversas classes?
Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Por exemplo: a terra é natureza e o plantio é cultura. É o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. É o sistema de