A contabilidade nos anos de 1980 a 90
Esse projeto de pesquisa tem como problemática, a participação do profissional contábil nas décadas de 80 e 90 no auge das mudanças constantes na moeda e dos recordes inflacionários. Os objetivos visam explicar o crescimento e solidez da profissão em meio às adversidades do país. As mudanças no sistema monetário ocorreram diversas vezes no Brasil como uma tentativa de acabar com a inflação que afligia durante décadas. Esse fenômeno de inflação é explicado como sendo o aumento dos preços dos produtos de uma determinada região. Essa pesquisa quanto aos fins será explicativa e quanto aos meios será de campo. Serão feitas entrevistas com cinco contabilistas e cinco economistas para uma maior compreensão do tema abordado.
2 PROBLEMÁTICA Como se deu a participação do profissional contábil, nas décadas de 80 e 90 com as dificuldades enfrentadas pelas mudanças constantes de moeda?
3 OBJETIVO GERAL
Explicar o crescimento da profissão contábil, ao longo de duas décadas de reajustes monetários e combate a inflação no Brasil.
3.1 Objetivos Específicos: • Buscar informações teóricas em livros e artigos, sobre a temática pesquisada; • Buscar informações empíricas; • Relacionar os dados teóricos e empíricos para obter resultados.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
“Os vinte anos seguintes cumprindo a penosa tarefa de pôr em ordem as contas, dar clareza aos gastos públicos.” (LEITÂO, 2011, p. 79). As mudanças no sistema monetário do Brasil interferiram diretamente no trabalho do contador, que além de ser o profissional que atuou decisivamente na criação da Secretaria do Tesouro Nacional e nos ajustes das contas públicas, tinha que exercer sua profissão em meio aos problemas econômicos brasileiros.
As mudanças na moeda eram constantes, em uma tentativa de estabilizar a economia. “Entre 1964 a 1994, a moeda mudou 5 vezes de nome, 9 zeros foram cortados foi dividido por 2750 vezes, foram inúmeras as mudanças ocorridas nessa reserva de valor além de