Fichamento cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea
Lançamento: 2002
O livro analisa as grandes mudanças na vida social e do coditidiano tendo em vista a incorporação de uma tecnologia da informação que neste caso é o computador pessoal. Essa mudança é bem vista pois a possível interação que grandes grupos de pessoas podem ter é extremamente incrível e real e capaz de moldar um pensamento e ate ideologias pela conexão na WEB, até formar verdadeiras ciberculturas.
O ciberespaço é um lugar mesclado por verdadeiras enchentes de informações e teorias que teve uma grande evolução desde sua criação, passando por revoluções sociais no mundo real e que foi moldando esse mesmo espaço no mundo digital criando suas regras e seus próprios meios de comunicação. Desde a introdução de interfaces gráficas simples e descomplicadas para as pessoas normais e não os técnicos ou engenheiros o computador tornou-se um instrumento de massa e que a população pode desfrutar da incrível capacidade de acessar informação e de se comunicar, algo que no inicio era totalmente de acesso restrito militar.
A evolução começou por ai, do mesmo jeito que é algo poderoso e de extrema importância nos dias atuais não devemos esquecer dos possíveis danos que a mesma máquina pode nos causar pois a sociedade evoluiu consideravelmente proporcional de forma dependente deste meio, algo perigoso tendo em vista que as grandes batalhas entre países ideologicamente inimigas é através da WEB; guerras cibernéticas os " hackers". E isso tem um grande peso pois estes conflitos podem ter reações colaterais e afetar a todos nos de forma direta.
A estrada para vencer barreiras entre o homem e a máquina é uma herança que levaremos adiante mesmo quando hoje em dia temos poderosos computadores e softwares que envolvem tantas pessoas e tecnologias que ajudam na vida social como ditando modas na WEB, ajudando no tratamento e desenvolvimento na área médica, no ensino, na economia e até