A construção do saber científico algumas posições.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
SÉRGIO CORDEIRO DA SILVA
A CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: ALGUMAS POSIÇÕES.
JEQUIÉ
2013
SÉRGIO CORDEIRO DA SILVA
A CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: ALGUMAS POSIÇÕES.
Resumo apresentado à disciplina Teoria e Métodos de Pesquisa do Curso Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (UESB), para afins avaliativos sob orientação de Vital Ataíde.
JEQUIÉ
2013
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org). Construindo o saber – Metodologia científica: Fundamentos e técnicas. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.
Kuhn afirmava que nem o empirismo lógico nem a teoria de Popper são capazes de oferecer uma compreensão adequada da ciência. Para ele, a ciência só pode ser adequadamente apreendida por uma teoria que leve em conta sua dimensão histórica. Sua teoria gravita em torno de quatro categorias fundamentais: ciência normal, paradigma, crise e revolução. Na ciência normal, o cientista, através de instrução e treinamento, desenvolve uma determinada concepção acerca da natureza, um modo especial de enxergar a realidade, objeto de investigação de sua área de pesquisa. A ciência normal não está, primariamente, orientada para a descoberta do novo. Pelo contrario, sua preocupação básica é a de submeter a natureza a esquemas conceituais fornecidos pela educação profissional. Kuhn percebeu que os paradigmas são elementos essenciais do método científico. A partir do momento em que um paradigma se impõe a uma comunidade de pesquisadores, verificam-se as seguintes consequências: no plano cognitivo, surge consenso no que diz respeito à natureza dos fenômenos, desaparecendo assim,