A construção de brasilia
Brasilia foi projetada pra ser algo monumental, algo moderno, onde o uso de meios de transportes é praticamente forçado aos habitantes, procurando assim fortalecer a importância do novo Brasil moderno ao mundo. Foi propositalmente construida na região centro-oeste do país pois a população brasileira era totalmente concentrada no Rio de Janeio e São Paulo, facilitando assim a habitação nos outros territórios brasileiros, como em Minas Gerais e cidades estados ao redor.
A mídia, grande jornais como Estadão e O Globo ridicularizavam a ideia de se fazer algo tão grande, tão "monumental" em tão pouco tempo, fazendo assim, grandes profissionais renomados, como médicos e engenheiros, terem medo de se mudar e acabar prejudicando suas carreiras.
Pioneiros (trabalhadores) trabalhavam a todo vapor para fazer uma obra de 50 anos em 5, trabalhavam muitas vezes 18, 20 horas por dia, sem descanço nenhum. Em 1959, Brasilia tem mais de 60 mil habitantes, que, assim como os pioneiros, não paravam de chegar. Estas pessoas tornaram possível a concretização de uma nova era brasileira, assim como os grandes nomes que estavam envolvidos.
E então em 21 de abril de 1960 foi inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília, que tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.