partos
PARTO é a combinação de fenômenos pelos quais o feto, a placenta e as membranas sedesprendem e são expulsos do corpo da gestante. O feto pode ser expulso pelas vias genitais(parto normal) ou através de meio cirúrgico (parto cesário).
Classificação do Parto
Conforme IG;
Parto a termo ou normal: ocorre entra a 37° e 41° semanas a partir da DUM;
Parto Prematuro: ocorre antes da 37° semana de gestação;
Abortamento: Anterior as 24 semanas de gestação;
Procedimento
Espontâneo: sem interferência;
Dirigido: com auxilio de episiotomia;
Induzido: auxilio de medicamentos e manobras;
Cirúrgico: cesária.
Etapas do Trabalho de Parto
1ª Etapa: contrações regulares, dilatação e apagamento cervical progressivo. Terminacom o apagamento completo da cervix e quando o colo dilatou completamente.Fase Latente: contrações regulares, apagamento e dilatação de 3 a 4 cm. Ascontrações nesta fase tornam-se mais intensas e Grau mínimo de apagamento mais freqüentes.Fase Ativa: a dilatação permanece aumentando até completar 10 cm...as contraçõestornam-se mais intensas, longas e dolorosas.Fase de desaceleração: quando a dilatação chega a 9-10 cm, a mulher sente-se maisrelaxada e com menos desconforto, até iniciar uma urgência incontrolável de expulsão dofeto.2ª Etapa: contrações intensas e demoradas, quando ocorre o coroamento (cabeça doRN apresenta-se no canal vaginal).3ª Etapa: inicia-se com o nascimento da criança e termina com a saída da placenta.4ª Etapa: inicia-se desde a expulsão da placenta e termina com a estabilização damulher.
Cuidados de Enfermagem
1)Orientar a paciente2)Esvaziar a bexiga3)Verificar sinais vitais4)Vesti-la5)Tricotomia6)Enteroclisma (enema)7)Banho, quando possível8)NPO COM
ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMALI. OBJETIVO
Oferecer subsídios para a correta avaliação da gestante de baixo risco no diagnóstico eacompanhamento do trabalho de parto.
II. DEFINIÇÃO DE TRABALHO DE PARTO (TP)