CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA
FOI CONSTRUÍDA EM 1956 DEPOIS QUE JUSCELINO KUBITSCHEK SANCIONOU A (LEI N.2.874) A FIM DE SER A NOVA CAPITAL DO BRASIL. A IDÉIA ERA TRANSFERIR A CAPITAL DO RIO DE JANEIRO PARA O INTERIOR DO PAÍS A CONSTRUÇÃO DEMOROU QUASE 4 ANOS , SENDO QUE EM 3 ANOS OS PRINCIPAIS PRÉDIOS JÁ ESTAVAM PRONTOS, DENTRE ELES O PALÁCIO DA ALVORADA.
BRASÍLIA CUSTOU CERCA DE UM BILHÃO DE DÓLARES ESTE CUSTO ALTO DEVE-SE A AUSÊNCIA DE ESTRADAS DE FERRO E RODOVIAS PARA LEVAR O MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. A SOLUÇÃO FOI ENVIAR POR VIA AÉREA.
A PARTIR DE 1960 INICIOU-SE A TRANSFERÊNCIA DOS PRINCIPAIS ORGÃOS DO GOVERNO FEDERAL (PODER LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO.)
JUSCELINO KUBITSCHEK, QUE FOI UM GOVERNANTE SOCIALISTA , REUNIOU UM GRUPO COM A MESMA TENDÊNCIA POLÍTICA, QUE TENTAVAM DESENVOLVER UM MODELO DE CIDADE UTÓPICA, ONDE SE PRETENDIA ELIMINAR AS DIFERENTES CLASSES SOCIAIS . POR ESTE MOTIVO A CIDADE FICOU CONHECIDA COMO CAPITAL DA ESPERANÇA (NOME DADO PELO ESCRITOR FRANCÊS ANDRÉ MALVAUX) É CLARO QUE TAL FEITO NÃO FOI CUMPRIDO, MAS DURANTE A CONSTRUÇÃO DA MESMA ISTO FOI UMA REALIDADE, VISTO QUE TODOS COMPARTILHAVAM A MESMA COMIDA E OS MESMOS ACAMPAMENTOS.
(POR : THAIS PACIEVITCH/ SITE INFO ESCOLA /HISTÓRIA DO BRASIL)
PONTOS POSITIVOS DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA:
-TROUXE ARES DE MODERNIDADE PARA O BRASIL;
-FOI UM PROJETO MARCADO POR GRANDES OBRAS ARQUITETÔNICAS (DIFERENTE DE TUDO QUE JÁ HAVIA SIDO VISTO/CUMPRIU COM O ANUNCIADO);
-DEU ARES DE MUDANÇA AO PAÍS (DO NOVO, MODERNO);
-ENTRE AS PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES DESTACA-SE O CONGRESSO NACIONAL, A CATEDRAL DE BRASÍLIA E A ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS (MARCOS DA ARQUITETURA BRASILEIRA.)
PONTOS NEGATIVOS DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA:
-GRANDE NÚMEROS DE EMPRÉSTIMOS (O QUE FEZ COM QUE A DÍVIDA EXTERNA NO PAÍS CRESCESSE MUITO E ACABOU TRAZENDO SÉRIOS PROBLEMAS A ECONÔMIA DO BRASIL;
-FINALIZADA A CONSTRUÇÃO MUITOS DOS TRABALHADORES ACABARAM INDO MORAR EM REGIÕES