CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: EXPECTATIVA E FRUSTRAÇÃO PARA O
114
CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: EXPECTATIVA E FRUSTRAÇÃO PARA O
POVO GOIANO (1957 – 1962)
Júlio Alves de Oliveira Neto1
RESUMO: Os primeiros rumores de uma possível transferência da Capital Federal do litoral para o
Planalto de Goiás despertou no povo goiano expectativas e sonhos, diante de um projeto tão audacioso. Tais expectativas só foram aumentando com passar do tempo, e então Brasília deixou de ser sonho e passa a ser realidade. O choque cultural e a grande aglomeração de pessoas que vieram de todos os cantos do Brasil para trabalharem nas obras da nova metrópole que estava por surgir causou medo e estranhamento aos esperançosos que aqui aguardavam o progresso e não sabiam dos males que o acompanhavam.
PALAVRAS-CHAVE: Brasília, expectativa, goianos, frustração.
1.0 BRASLÍA: UMA SOLUÇÃO PARA O BRASIL
Ao longo da história, podemos ver que nos mais remotos cantos do mundo cidades surgiam ou até mesmo desapareciam, devido a fatores econômicos, como rotas comerciais e a busca de lugares apropriados para um determinado tipo de comercio, devidos a fatores naturais, que, favoreciam a sobrevivência ou não em uma determinada região. Nos tempos modernos vimos o surgimento de cidades planejadas, visando segurança, expansão socioeconômica e o desenvolvimento político-cultural. Mesmo não sendo uma cidade tipicamente comercial, mas administrativa, a construção de Brasília teve como um dos seus principais objetivos atender a política nacionalista da época de Vargas, o antigo sonho do nacionalismo brasileiro estava para acontecer.
1
Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás e Graduando em Direito pela Faculdade de Jussara
FAJ
Ano 1 Vol. 2 setembro 2010 ISSN 2176-5588
115
A construção de Brasília foi um velho sonho e vitória do nacionalismo brasileiro. Desde o romantismo, a visão profética de um futuro radioso acompanha as cenas de fundação nas tentativas de