Inclusão
NÙCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MARIA APARECIDA TAVARES DE ANDRADE MONTEIRO
INCLUSÃO SOCIAL E SUAS POLÍTICAS
BRASÍLIA
2013
INCLUSÃO SOCIAL E SUAS POLÍTICAS
Maria Aparecida Tavares de Andrade Monteiro ¹
RESUMO
O presente artigo pretende realizar uma reflexão a respeito das políticas de inclusão, levando em conta os conceitos e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. Mas o que é de fato a inclusão? O que leva as pessoas a terem entendimentos e significados tão diferentes? Cabe aqui tecer algumas reflexões, pois dessa forma estaremos contribuindo para uma prática menos preconceituosa. O adjetivo ”inclusivo" é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência.
Palavras - chave: Inclusão. Valorização da diversidade. Respeito as políticas. Integração.
________________
¹ Maria Aparecida Tavares de Andrade Monteiro- Gestora de Pessoas- Graduada no Curso de Recursos Humanos da UNOPAR e aluna do curso pós graduação em Gestão e Orientação Educacional.
INTRODUÇÃO
O termo inclusão já trás implícito a idéia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão está respaldada na dialética inclusão/ exclusão, com a luta das minorias na defesa dos seus direitos. Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e o processo de construção de todo o indivíduo. Também se faz necessário, uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais onde se centra mais no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e