A construção da identidade profissional e as abordagens atuais.
O presente relatório monográfico tem como objetivo analisar o trabalho do professor de matemática e todos os pressupostos que ele envolve. Também visa realizar um estudo sobre o cotidiano escolar, onde são detectados os problemas referentes ao ensino da matemática nas escolas, fazendo uma reflexão sobre o aluno como age sobre o objeto do conhecimento. Foram abordadas também estratégias, as quais, o professor poderá utilizar para melhorar a sua prática educativa. O referido trabalho foi divido em três capítulos, os quais, abordam assuntos que se referem aos tópicos citados anteriormente. No primeiro capítulo fala da construção da identidade docente no enfoque das tendências pedagógicas contemporâneas, aqui são feitos questionamentos relacionados ao ensino e à aprendizagem de modo que, ao realizar leituras e as atividades propostas, possamos encontrar novos caminhos para pensar a gestão pedagógica da escola e, também, maneiras de superar os problemas que se apresentam.
No capítulo dois o enfoque é: O projeto Político Pedagógico Coletivo. O projeto político pedagógico é fundamental para a escola por ser o elemento norteador da organização do seu trabalho, visando o sucesso e a aprendizagem dos alunos. Já no capítulo três, o assunto enfocado foi à prática pedagógica reflexiva, onde fica claro o papel do professor moderno desempenhe bem o seu papel de educador reflexivo, e em sintonia com as mudanças e transformações que passam à sociedade. Em seguidas forma feitas as considerações finais, e o trabalho foi finalizado com as referências bibliográficas.
CAPÍTULO I
1 A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E AS ABORDAGENS ATUAIS.
1. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR O exame das origens da educação escolar no país permite constatar a presença de uma escola que atende somente segmentos minoritários da população. De inicio, o acesso era exclusivamente para os filhos das elites. Somente no século XX, por volta dos