A construção da escrita ortográfica
Aluna: Fabiana dos Santos Lima
A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA
1- No processo de escrita ortográfica é fundamental refletir sobre as condições em que se produzem “erros” da escrita. Assim, explique o que vem a ser ortografia e como analisa-se o “erro” da criança.
A ortografia pode ser definida como a capacidade de recordar palavras corretas ou formas linguísticas socialmente aceitas. Quando a criança erra, na verdade, erra quanto à ortografia, desviando-se do modelo estabelecido pela gramática escolar ou pela comunidade linguística em ascensão social.
2- Explique a situação quando a criança escreve “caza” em vez de casa, “pretenção” por pretensão.
A escrita desviada do padrão gramatical não vai gerar ou acarretar, a partir da escrita ortográfica produzida pelo usuário da língua, uma vez que as letras e grafemas (acentos gráficos, por exemplo) que representam os fonemas ou sons da fala, nos casos acima, reproduzem fielmente a maneira como articularíamos a palavra na forma ortográfica correta no nosso dialeto.
3 - Cagliari (1989 p. 102) nos fala que “decidir sobre a forma ‘correta’ de escrever palavras é uma dificuldade tradicional de gramáticos e dicionaristas e eles divergem seriamente em muitas ocasiões.” Argumente sobre esta assertiva.
São as diferentes condições da produção, como a dependência contextual e o grau de planejamento, ou mesmo a conscientização em relação às regras prescritas convencionais da escrita que determinam as diferenças entre as modalidades oral e escrita.
4 - Segundo Cagliari (1989) aponte diferenças entre língua escrita e falada.
A fala tem aspectos (contextuais e pragmáticos) que a escrita não revela, e a escrita tem aspectos que a linguagem não usa.
5 - Durante o processo de alfabetização e consequente ortografação, o alfabetizando precisa compreender as diferentes e complicadas relações entre sons e letras da língua portuguesa.