Prospecçao
Disciplina
Métodos e Técnicas II
Docentes
Demétrio Mützenberg e Antoine Lourdeau
Discentes:
Alcidésio Ramos
Ana Claudia Sales
Roseane Figueredo
Sabrina de Mello Tiago Barbosa
Recife
Fevereiro/2014
SUMÁRIO
1. Apresentação
2. Localização
3. Contextualização Ambiental
4. Contextualização Arqueológica
5. Objetivos
5.1 Geral
5.2 Específico
6. Justificativa
7. Metodologia
8. Considerações finais
9. Referências Bibliográficas
1. Apresentação
Ao longo deste projeto, serão apresentadas as diretrizes que nortearão as atividades a serem desenvolvidas durante a execução do programa de intervenção arqueológica na área do sítio São José, localidade Pé de Légua, Igarrasu- Pernambuco, além da localização e caracterização dos objetivos interventivos.
As referidas atividades serão desenvolvidas em conformidade com o departamento de Arqueologia, da Universidade Federal de Pernambuco, e faz parte do plano avaliativo da disciplina Métodos e Técnicas Arqueológicas II, ministradas pelos professores Demétrio Mutzenberg e Antoine Lourdeau.
2. Localização
O sítio São José localizado no município de Igarassu (ver mapa 2) na porção Oeste da comunidade Pau de Légua, com coordenadas UTM E 87911 e UTM N 128872, situa-se na parte alta de uma unidade de morro. A área arqueológica encontra-se inserida geologicamente, na Província Borborema, sendo constituído pelo complexo Salgadinho e pelos sedimentos das Formações Beberibe e Gramame do Grupo Barreiras e dos Depósitos Flúvio-marinhos e Aluvionares.
Figura 1: Mapa de Localização
A área municipal ocupa 302,9 km2 e representa 0,33% do Estado de Pernambuco e está inserido nas