prospecção
A atividade de Prospectar busca entender as forças que orientam o futuro no intuito de promover transformações, negociar espaços e dar direção e foco às mudanças. Seu grande objetivo é a construção do conhecimento, a partir da agregação de valor às informações do presente, de modo a transformá-las em conhecimento e subsidiar os tomadores de decisão e os formuladores de políticas destacando rumos e oportunidades para os diversos atores sociais.
As estratégias empregadas para alcançar os objetivos almejados podem ser divididos em duas vertentes:
a) Evolução Tecnológica: busca estudar as características das trajetórias tecnológicas consolidadas e identificar possíveis desdobramentos e principais condicionantes, além de identificar trajetórias emergentes e/ou alternativas, a partir do referencial tecnológico disponível.
b) Evolução Sócio-Institucional: procura examinar as maneiras pelas quais a ciência e a tecnologia se relacionam com a evolução da sociedade em distintos cenários. Para isso busca-se avaliar os possíveis impactos de diferentes estratégias de C&T no desenvolvimento, identificar incentivos e restrições sociais, políticas, econômicas e institucionais para as diferentes trajetórias de C&T.
PRINCIPAIS MÉTODOS DE PROSPECÇÃO
Os métodos mais utilizados para a prospecção podem ser agregados em famílias distintas de metodologias, descritas sucintamente a seguir:
1) Criatividade: empregada como forma de ampliar a habilidade de visualizar futuros alternativos.
2) Métodos descritivos e matrizes: podem ser usados para ampliar a criatividade e dependem da existência de especialistas, de boas séries de dados, de boas estruturas e da compreensão da modelagem e das tecnologias da informação e da comunicação.
3) Métodos estatísticos: referem-se aos modelos que procuram identificar e medir o efeito de uma ou mais variáveis independentes importantes sobre o comportamento futuro de uma variável dependente.
4) Opinião de especialistas: deve ser