educação/física
Ano Formativo
2013/2014
Formador: Roque Soares Formando: Joana Mendonça
Desportos colectivos
Futebol:
O futebol é o desporto coletivo mais praticado do mundo. É disputado por duas equipas, de 11 jogadores que têm como objetivo colocar a bola entre as traves adversárias o maior número de vezes sem usar mãos e braços. Esse objetivo é chamado golo. A meta ou baliza, mais conhecida como trave, é um retângulo formado por duas traves ou postes verticais, perpendiculares ao solo, e uma trave ou travessão paralela ao solo. Ali fica posicionado o guarda-redes, ou que é o único jogador com permissão para colocar as mãos na bola (apenas dentro da sua área e quando a bola é recuada com os pés por um jogador do sua equipa, o guarda-redes não pode pegar na bola com as mãos, apenas se for recuada com a cabeça ou peito), defendendo o golo. O jogo é vencido pela equipa que marcar um maior número de golos.
A FIFA (Federação Internacional de Futebol), com sede em Zurique, Suíça, é a entidade que regulamenta o futebol no mundo. A partir de 1930 a FIFA passou a realizar de quatro em quatro anos o Campeonato do Mundo de Futebol, competição internacional que se tornou a mais popular e disputada de todo o mundo depois das Olimpíadas.
Origens
A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh (cuju), e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede. Uma variante incluía uma modalidade onde o jogador deveria passar pelo ataque dos seus adversários. Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um caráter mais cerimonial,