prospecção
A função desse artigo baseia-se em realizar um estudo de caso em uma indústriade fundição localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando os conceitos básico de Estatística (CEP) e analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria visando identificarparticularidades e características e características do processo, e também oportunidades de melhorias na Empresa.
Essa indústria de fundição produz blocos para veículos automotores, ela fornece seus produtos asgrandes indústrias automotivas mundiais, e esses mercados são bastante competitivos e por isso muito exigente.
Baseando-se em estudos estatístico um dos processos considerados estratégicos, por jáestar consolidado no mercado, é um determinado bloco de motor para caminhões a Diesel, sendo ele considerado de alta qualidade e um ótimo grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida oMega Pascol (MPA). Ele passa por um grande processo de inspeção que requer um teste destrutivo do corpo de prova, ele exige que o bloco seja cortado, para que se retire (s) corpo (s) de prova que serãousinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.
Esse processo requer um grande cuidado por ser ele de difícil manuseio, alem do fato de que elesó pode ser submetido ao ensaio de tração após estar resfriado (variando entre 45 a 240 minutos após sua fundição, dependendo das condições) o que viabiliza uma inspeção antes que todo lote sejaproduzido.
O processo de avaliação é feito da seguinte maneira, coletar o primeiro bloco do lote, extrair o corpo de prova, usinar o corpo de prova, realizar o ensaio de tração, comparar o resultado doensaio com o LIE, e aceitar o lote ou rejeitar (dependendo da avaliação). Depois de tudo isso é feito uma apresentação de dados.