A Concepção Cristão- Medieval do Homem
CURSO DE BACHARELADO EM FILOSOFIA
PERÍODO 2014.1
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ESTUDO DO TEXTO FILOSÓFICO
PROFESSOR: Hugo Filgueiras de Araújo
DATA: 12/05/2014
ALUNO: Andrea Forte Gadelha
Resenha Crítica
Referência:
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. A concepção cristão-medieval do homem In: Antropologia Filosófica I. 4 ed. São Paulo: Loyola, 1998, p. 59 – 71.
Biografia do autor:
Henrique Cláudio de Lima Vaz nasceu em Ouro Preto (1921); entrou na Companhia de Jesus em 1938. Ordenou-se padre em 1948. No ano de 1945 estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde concluiu sua licenciatura. Em 1953 tornou-se doutor em filosofia pela Universidade Gregoriana, com a tese De dialectica et Contemplatione in Platonis Dialogis. Trabalhou no magistério filosófico universitário durante quase 50 anos. Faleceu em Belo Horizonte no ano de 2002. Publicou alguns livros entre os quais: Antropologia Filosófica I e II e Experiência Mística e Filosófica da Tradição Ocidental.
A Concepção Cristão-Medieval do Homem
Lima Vaz ao introduzir o tema sobre a concepção cristão-medieval do homem em seu livro “Antropologia Filosófica I” apresenta o surgimento de uma visão teológica elaborada sob grande influência da filosofia grega. Traçando um paralelo entre as tradições bíblica e filosófica e suas tensões ele nos impulsiona a compreender a evolução do pensamento cristão no âmbito da antropologia. Abordando os conflitos que surgiram com as disputas teológicas trinitárias e cristológicas do século IV, bem como da leitura da Sagrada Escritura. O autor explicita como a ideia cristã de homem é estruturada. E é por meio deste novo contexto conflitante e construtor que se apresenta que ele discorrerá sobre os temas da concepção bíblica do homem, da antropologia patrística e da concepção medieval do homem.
Na concepção bíblica do homem lima Vaz, antes de nos apresentar as suas ideias, salienta as relações existentes entre