A Comunicação em sala de aula
ALUNA: CLEONICE TEREZINHA DE SOUZA PIRES CPF: 793.494.391-15 RESPOSTAS.
01. Sugestões verbalmente conduzidas, materiais visuais, auditivos, idéias emergentes do aluno, por exemplo, constituem eventos e objetos-estimulos e seu interjogo denomina-se situação estímulo. Ensinar é, fundamentalmente, controlar a situação-estímulo. Para tal fim, é necessário que os objetos e os eventos-estímulo variem de acordo com os objetivos que se pretendam alcançar e estejam ajustados ao que vai ou está sendo aprendido.
02. Montar caixas de histórias que sirvam de cenários para a narração de contos. Os personagens em forma de fantoches.
Os alunos se revezam para as apresentações, desenvolvendo a leitura (oralidade), perdendo a timidez e criando confiança.
03. Dentre os recursos para variar a situação-estímulo, considero como mais importante o material didático. Ao usarmos material didático concreto – objetos, miniaturas, desenhos, fotos, gravuras, histórias, mapas, casos reais, charges, tirinhas, representações, esquemas, mapas mentais etc. – facilitamos a aprendizagem e a absorção do conhecimento por parte do aluno. Colocando em prática o uso do material concreto transmitimos um significado para o aluno.
04. A aula expositiva tem sofrido sérias restrições. O professor consciente, que quer estabelecer um outro tipo de relação com o aluno, pode fazê-lo, mesmo usando a técnica da aula expositiva. Muitos fatores podem auxiliar o professor a desenvolver a técnica de uma forma dinâmica, em que haja trocas de experiências entre todas as pessoas envolvidas. O professor que conhece bem um assunto sente-se à vontade para falar dele, tem experiências para contar, sabe colocar bem os exemplos, as situações