ENCIC - O Uso de Tecnologias de Comunicação e Informação em Sala de Aula
ENCONTRO NACIONAL CLARETIANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O Uso de Tecnologias de Comunicação e Informação em Sala de Aula
Palestrante: Professora Josefina Giacomini Kiefer
Data: 06/08/2013
Local: Sala de Aula / Faculdades Claretiano / Polo São Paulo
Tecnologia: engenhosidade humana. Alguns exemplos de tecnologias acontecem acidentalmente, por exemplo; na pesquisa por um meio e acaba sendo usado em outro meio.
Tecnologia não é apenas máquina, exemplo tecnologia de linguagem e sua materialização através de jornais, revistas, internet.
Técnica é a habilidade humana. Ela traz Poder, Conforto, etc.
A tecnologia muda o comportamento social, exemplos; a roda, o computador, a televisão, etc.
Os estágios atuais da tecnologia não apenas aparelha, mas trás novas conexões cerebrais.
Leitor pré-industrial (meditativo)
Leitor movente: leitura de imagens
Leitor imersivo (virtual) – multiplicidades de imagens.
Apesar de a tecnologia ser grandemente disseminada ainda existe uma grande parcela da população que não a usa, por falta de acesso, ou por dificuldades de manuseio. Alguns olham-nas com desconfiança, procurando adiar o máximo possível o momento do encontro indesejado. Outros usam-nas na sua vida diária, mas não sabem muito bem como as integrar na sua prática profissional.
Outros, ainda, procuram usá-las nas suas aulas sem, contudo, alterar as suas práticas. Uma minoria entusiasta desbrava caminho, explorando incessantemente novos produtos e ideias, porém defronta-se com muitas dificuldades como também perplexidades. Para problematizar tema tão polêmico, inicialmente se faz necessário conhecer um pouco a história da chegada dessas tecnologias às escolas e as mudanças provocadas nos saberes exigidos dos professores.
Procuraremos situar a questão nesse contexto particular (ensino em sala de aula) a fim de ter um panorama dos recursos tecnológicos mais usados; incluem as tecnologias mais tradicionais, como rádio,