A comunicaçao no processo de mudança
MARTA CARVALHO DA SILVA SILVEIRA
resumo
O processo de mudança organizacional está presente nas organizações, e nem sempre é tratado como um processo natural de transformação. Diante das dificuldades que as organizações encontram em lidar com a gestão de mudanças, diversos autores têm se empenhado na busca pela descoberta dos fatores que afetam a possibilidade de sucesso nos processos de transição. Entre tais fatores, a comunicação tem sido apontada como um daqueles que podem não só contribuir como também criar dificuldades para o engajamento das pessoas ou para a redução de suas resistências. Neste sentido, entendendo que a mudança envolve não só a alteração da estrutura, mas também da tecnologia, do ambiente físico ou das pessoas de uma organização, de modo a sobreviver melhor no seu ambiente, o presente estudo busca destacar a importância da comunicação como elemento facilitador do processo de mudança, sem perder de vista a influência constante da cultura organizacional.
Palavras-chave: mudança organizacional; cultura organizacional; processo de comunicação
INTRODUÇÃO
Tendo em vista o contexto em transformação e a necessidade de compreender e investigar as mudanças que se apresentam, a mudança é considerada um aspecto inerente ao cotidiano organizacional e necessário para a sobrevivência no mercado global, competitivo e mutante. “Afinal de contas tudo muda – os ambientes desestabilizam-se, os nichos desaparecem, as oportunidades banalizam-se.” (MINTZBERG, LAMPEL e AHLSTRAND, 1999, p.106). Além disso, “a mudança nunca começa porque ela nunca pára” (WEICK e QUINN, 1999, p.381), é um processo constante e contínuo que está presente a todo o momento.
Segundo Mendonça, Vieira e Espírito Santo (1999), a mudança organizacional pode ser entendida como a alteração da estrutura, da tecnologia, do ambiente físico ou das pessoas de uma organização, de modo a responder melhor a mudanças no seu ambiente. Ao abordar o