Comunicação e mudança organizacional
Mudança organizaciona: aqueles que promovem alterações drásticas simultaneamente na estratégia, estrutura, sistema de controles, cultura e correlações internas de poder de uma dada organização. Esse tipo de mudança, é muito difícil de ser implementado. Uma análise de cem casos de esforços de mudança transformacional indicou que mais da metade não chegou a meados do processo de implementação antes de ser abortada.
Comunicação e mudança são inter-relacionadas.
Comunicação: uma técnica que, quando utilizada com competência, fomenta e expressa esses relacionamentos. É um processo social cuja raiz está na necessidade de interação para a produção da sociedade e na organização de estruturas de trabalho; É tambem um elemento constituinte e instituinte das organizações.
“Demanda-se a comunicação ou tem-se a ação da comunicação quando precisa-se de divulgação, de organização estético-visual, de promoção, de estruturação de mensagens, de persuasão.”
Relações organizacionais: papel complexo que vai além daquele de suporte.
Ao mesmo tempo que institui articulações, as expressa; ao mediar relações, as instrumentaliza; ao expressar padrões, os reproduz. É a visão mais circunscrita da comunicação como técnica, como mecanismo, como instrumental, que sistematicamente tem gerado e dado visibilidade a demandas de uso da comunicação em esforços de mudança organizacional radical, bem como em outros de caráter estratégico mais localizado, como a cultural.
“As mudanças organizacionais de caráter estratégico são, como a comunicação, processos sociais complexos que não equivalem às suas manifestações observáveis, é um conjunto de inferências conceituais sobre o ordenamento temporal de relacionamentos entre as mudanças observáveis”
A comunicação e mudança apenas em uma dimensão instrumental seria capaz de provocar o impacto que tem sido creditado à açãoda comunicação.