O papel da comunicação nos processos de mudança de cultura organizacional em empresas privadas
JÉSSICA MARCIANO COLLUCCI
O papel da comunicação nos processos de mudança de cultura organizacional em empresas privadas.
Belo Horizonte
2012
1 TEMA
O papel da comunicação nos processos de mudança de cultura organizacional em empresas privadas.
2 INTRODUÇÃO
As empresas privadas vivem em constante processo de mudanças e adaptações devido a diversos fatores, como, a dinâmica do mercado, o crescimento e avanço dos concorrentes, novas tecnologias, mudanças nos perfis dos trabalhadores, entre outros. Essas mudanças refletem na forma como a empresa se relaciona com seus stakeholders, em como ela se posiciona perante o mercado e em seus processos internos e externos, ou seja, refletem em sua cultura organizacional.
A comunicação organizacional vem assumindo um papel cada vez mais importante no novo cenário globalizado. Ela abrange todas as formas de comunicação, utilizadas pela organização, para relacionar-se com seu público, como, comunicação interna e externa, relações públicas, propaganda e marketing corporativo, estratégias organizacionais, entre diversas outras. A comunicação organizacional desempenha uma função de fonte de informação, onde os membros e públicos de uma organização obtêm informações pertinentes a ela. Sendo assim, ela é um instrumento fundamental e estratégico nos processos de mudança de cultura organizacional, atuando para que as mudanças ocorram de maneira assertiva, minimizando os impactos negativos da organização e seus stakeholders.
O presente estudo visa identificar o papel da comunicação nos processos de mudança de cultura organizacional em empresas privadas, assim como a forma e pontos principais de atuação da comunicação e os benefícios tragos pela mesma. A empresa utilizada como objeto de estudo será a Centerlab – Central de Artigos para Laboratórios Ltda. Fundada em 1981, a empresa localizada em Belo Horizonte, iniciou sua história baseada em