Clima e cultura
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar sucintamente o clima e a cultura organizacional de uma empresa pública e de uma empresa privada e a importância que tem a valorização do ser humano para as organizações. Abordou-se sobre os conceitos de clima e cultura, através de pesquisa bibliográfica na literatura pertinente, buscou-se através da pesquisa e revisão bibliográfica mostrar o como o fator humano colabora para o desenvolvimento e as mudanças organizacionais. focalizando o ambiente, o clima e a cultura.
Palavras-Chave: Clima. Cultura. Organizações.
INTRODUÇÃO
De acordo com (CHIAVENATO, 2004), no atual contexto empresarial, fatos como a globalização e inovação tecnológica levam as organizações adaptar seus objetivos, e metas precisam para acompanhar e se adaptar às mudanças que ocorrem no mundo que as cerca para que possam ter uma expectativa de vida prolongada.
Segundo o mesmo autor, devido às grandes mudanças que estão ocorrendo, para as empresas manterem-se em um nível competitivo, elas devem procurar assegurar seu diferencial. E são as pessoas que mantêm o equilíbrio das organizações. São elas que geram e fortalecem a inovação e o que deverá vir a ser. São as pessoas que produzem, inovam, criam, mantêm o contato direto com os clientes. Neste contexto o clima e a cultura organizacional são fundamentais para toda organização que tem por objetivo obter bons resultados, superar metas e se tornar competitiva no mercado, com os colaboradores comprometidos com a empresa e se sintam parte integrante do negócio.
Porém, empreendedores não vêem os colaboradores com a devida importância na organização, acreditam que apenas ferramentas, treinamento e pessoas supervisionando são fundamentais para se manter um bom desempenho nas atividades propostas.
Dentro desse ponto de vista, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma sucinta abordagem