“A compreensão do Big Brother Brasil numa perspectiva existencial”
Objetivo
Compreender o fenômeno que gira em torno do Big Brother Brasil, focando nas relações dos confinados entre si e entre os espectadores sob a perspectiva existencialista.
Desenvolvimento
O meio ambiente e a relação do homem com os outros junto com todas as experiências que ele teve ao longo da vida influenciam na sua personalidade, e no que ele é hoje, ajudando-o a visualizar o futuro. É a partir da relação do meio ambiente com as outras pessoas que o homem possui potencialidade de se reconhecer e ir se descobrindo cada vez mais. Por cada um ter tido experiências diferentes, logo o significado que darão as coisas também serão diferentes, portanto não é possível generalizar as significações. Cada participante ao entrar na “casa”, traz consigo todos os seus valores, cada um possui uma personalidade que o diferencia dos outros. Baseando nas suas vivências e no modo como dão significado a elas. Tentam se adaptar a casa de maneira racional, mas ao mesmo tempo, de forma preocupada e se relacionando com os outros.
Conclusão
As atitudes de cada pessoa fazem parte de um todo, não podendo ser analisadas separadamente. É preciso procurar penetrar no existir da pessoa para descobrir além das palavras e dos gestos o sentido que se encontra sua comunicação.
Referências Bibliográficas
Forghieri, Y. C. (1993). Enfoque fenomenológico da personalidade. Em Forghieri, Y. C. (org). Psicologia fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa.(pp. 26-41). São Paulo