CULTURA
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura
Você sabia?
- É comemorado em 5 de novembro o Dia Nacional da Cultura.
A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.
O Brasil é um país de uma grande diversidade cultural. Resultado de uma colonização feita por vários povos que aqui aportaram trazendo em sua bagagem seu patrimônio cultural. O que nos tem permitido que seguimento cultural adotar. Seja na musica, na religião, na roupa que vestimos e, até no modo de falar. Assim podemos definir cultura de herança social, e nos integrar a uma entidade étnica, aprendendo sua língua, a nos dispor a fazer as coisas de acordo com as técnicas que ela domina, a nos comportarmos segundo as normas nela consagrada e finalmente viver de acordo com seus usos e costumes. Com isso percebe-se que não podemos pensar em sociedade sem cultura, desde a indígena a mais moderna. A cultura de uma comunidade é o conjunto de tradições diferentes através das quais seus membros contribuem para o preenchimento de suas condições existenciais. A cultura aqui definida – apesar de sua natureza conceitual – é um conjunto de fatos diretamente percebível pelo estudo das ações humanas, segundo padrões unificados, pela observação das formas geradas da conduta