A colonizaçao de uma pequena cidade do oeste catarinense
Mateus Henrique Hahn
Jonatan Agnaletto
Resumo
O presente artigo objetiva realizar síntese de pesquisa realizada sobre a colonização de Cunha Porá, que mais tarde veio a se chamar Cunha Porã. Sua colonização começou em 1931, com a chegada dos imigrantes de origem alemã provenientes do Rio Grande do Sul, que se estabeleceram nos redores do perímetro urbano da atual cidade Cunha Porã.
Palavras-chave: Colonização, Imigrantes alemães, Cunha Porã, Cunha Põrá.
Contextualizando o tema
Tudo teve início por volta de 1929, quando alguns imigrantes de origem alemã provenientes do Rio Grande do Sul começaram a se embrenhar nas matas, para iniciar a colonização.
Figura01- Passaporte em alemão, utilizado em 1924 por Willi e Frida Hochberger.
Fonte: Egon Hochberger.
Porem, oficialmente se considera o ano de 1931 como sendo o primeiro ano da colonização, pelo fato de nesta época terem chegado mais algumas famílias de imigrantes provenientes da Alemanha, que se estabeleceram e derrubaram a primeira árvore do local onde hoje se situa a cidade de Cunha Porã.
Figura02- Chegada dos imigrantes em Cunha Porã em 1931.
Fonte: Casa da cultura de Cunha Porã
Essas famílias que colonizaram a região tiveram muitas dificuldades com o ambiente extremamente inóspito, infestado por mosquitos e insetos nocivos com os quais não estavam acostumados. Segundo relatos fornecidos por Almira Oberdoerfer, dona do comercio mais antigo, que ainda esta em funcionamento em Cunha Porã, em entrevista realizada no dia 12/03/2013, ´´por esse motivo os imigrantes que tinham dinheiro suficiente para voltar, retrocederam até as regiões mais desbravadas, ou até mesmo à sua terra natal, a Alemanha. Quem não tinha recursos, teve que permanecer enfrentando a luta. Dentre os primeiros colonizadores destacam-se alguns nomes como: Salfner, Keller, Wolff, Kölln, Hochberger, Weimer, Schumann, Walker, todos