Tratamento de Água para Industria
As torres de resfriamento têm como finalidade remover calor de sistemas de ar condicionado e de uma enorme variedade de processos industriais que geram calor excessivo.
Embora toda torre de resfriamento reutilize continuamente a água, elas ainda podem consumir de 20% a 30% do volume total de água do sistema.
O funcionamento da torre de resfriamento se dá através da água aquecida
continuamente recirculada de uma fonte quente, como por exemplo um sistema de ar condicionado ou de equipamentos de processo, para a torre de resfriamento Na maioria dos sistemas de torre de resfriamento, a água quente (ou água a ser resfriada) é bombeada para o topo da torre onde é distribuída por tubos ou calhas sob o material de enchimento interno, chamado colméia.
A colméia permite que água aquecida seja espalhada de forma uniforme por toda área da torre.
O ventilador da torre puxa o ar através da água que está caindo sobre a colméia para provocar a evaporação.
O ar pode ser puxado, pelo ventilador, através das venezianas em um fluxo contrário, transversal ou paralelo ao fluxo da água aquecida que está caindo na torre.
Quanto maior for a mistura entre o ar e a água, mais eficiente será o resfriamento. Para que a torre de resfriamento opere com eficácia e eficiência, a água utilizada deve ser de boa qualidade e procedência. Quase toda torre de resfriamento bem cuidada usa um programa de tratamento de água.
O objetivo deste tratamento é manter limpa a superfície dos trocadores de calor, bem como minimizar o consumo de água e encontrar limites de descarte.. Os parâmetros químicos críticos da água que requerem revisão e controle incluem PH, alcalinidade, condutividade, dureza, crescimento microbiológico, biocidas e inibidores de corrosão. Dependendo da qualidade da água, os programas de