Análise Sonho de uma noite de verão - Incompleta
*Pode haver erros gramáticais uma vez que esta analise foi feita ás pressas durante uma explicação.
· Peça dentro da peça, comum na obra de Sheakspeare - Hamlet.
Pantonimia- faziam mimica do assunto. Nessa , tem um prólogo onde um ator conta tudo que vai acontecer.
· Comum na obra de Sheakspeare - Comédia de erros, corre corre, confusões entre os personagens.
· Desejo mimético (inveja) - Você admira uma pessoa, logo admira tudo que pessoa admira, deseja tudo que ela deseja e logo vcs ficam em uma rivalidade pelo objeto de desejo.
· Sonho de uma noite de verão mostra o desejo mimético em forma plena.
· Gerard diz que essa peça foi mal vista, muitos críticos acham uma comédia fraca. Shekspeare escreve sempre pra 2 publicos-> Gente que faz a leitura superficial e nao ofensiva da peça e as pessoas que vão ver a parte mais profunda, as criticas.
· 3 tramas: 1ª namorados, 2ª artesãos, 3ª mundo das fadas.
· Começo tradicional, casal que quer ficar junto mais encontra um obstaculo que é o pai que quer que ela se case com Demétrio, ela tem que casar, morrer ou ir pra um convento. Esse evento só tem um papel no começo e perde a função no decorrer da peça.
· Shekspeare foi uma homenagem a um casamento de pessoas importantes.
· NÃO É TRADICIONAL pq na tradicional o casal tem obstaculos externos. Os obstaculos de sonho de uma noite de verão são os próprios personagens principais, ou seja, interno.
· Comédias sempre acabam bem.
· Antes da rivalidade há a mediação. Demetrio, Lizandra e Helena são obsecádos por Hérmia. Helena tem um desejo mimético em Hérmia, é um modelo. Ela deseja ser Hérnia pois essa é a moça que os homens querem. Helena começa como mediadora porque Helena toma hernia como modelo e passa a desejar o que hermia deseja.
· Numa sociedade onde as pessoas se querem tão individuais elas são apenas espelhos uma das outras apesar de quererem parecer unicas.
· Helena e Demétrio já foram noivos.
· Helena e