Formação da sociedade brasileira
Centro de Humanidades II
Curso de Publicidade e Propaganda
Disciplina: Formação da Sociedade Brasileira
Professor: Danyelle Nilin Gonçalves
Aluno: Francisco Rafael Pinto da Silva
Avaliação Final – Resumo de todos os textos estudados
Fortaleza, CE
2013.1
Texto 1 – Casa Grande Senzala de Gilberto Freyre
No texto escrito por Freyre no século passado no contexto da modernização e da revolução industrial chegando ao brasil 100 após ter começado na pioneira Inglaterra, é falado para nós a importância da casa grande na formação da cultura, da sociedade e até da politica no Brasil, baseado na miscigenação que aconteceu principalmente entre negros, brancos e índios no Brasil. O autor explicita a noção do patriarcalismo, onde os senhores dominavam a casa grande e os escravos e mulheres trabalhavam e essas pessoas também eram propriedade do senhor ou patriarca da casa, concomitantemente com o trabalho, haviam as relações interpessoais que refletem até hoje na formação étnica da sociedade brasileira, pois houve miscigenação sem haver preconceito entre negros, índios e brancos dentro da casa grande.
“Todo brasileiro traz na alma do corpo a sombra do indígena e do negro” (FREYRE, Gilberto. Casa grande & Senzala: Formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. 51. São Paulo: Global, 2006)
Essa obra se dedica ao período colonial, e a explicação sobre a formação histórica da sociedade brasileira de Freyre resulta de um dialogo que ele faz com diferentes autores do séc. XIX e séc. XX, mas o debate principalmente com os intelectuais do século XX. Gilberto inaugura o mito da democracia racial (que será nomeado assim apenas mais tarde por Florestan Fernandes como forma de crítica por muitos que será explanada na conclusão deste ensaio), na qual basicamente era de desmitificar o fato de que as relações entre senhores e escravos na Casa Grande & Senzala, não eram "amigáveis",