A ciência vem estudando o cérebro humano (resumo)
Relações essas que serão importantes na construção do ser melhorando sua qualidade de vida bem como capacitando o para as adversidades que serão encontradas no convívio em sociedade tendo que tomar decisões e dando equilíbrio entre a razão e a emoção.
E é através destes estudos que o homem vai descobrindo como surgiu a inteligência humana, como se tornou o ser dominante de artes que os fazem ficarem no topo da existência dos seres vivos.
Os cientistas baseiam se na observação das mudanças do tamanho do cérebro humano para analisar sua inteligência, alem de se utilizar de artefatos fabricados pelos mesmos como: ferramentas caça cooperativa, a guerra, o uso do fogo e o desenvolvimento de várias outras tecnologias que facilite sua vida, como também saber por que outros seres não tiveram a mesma evolução, daí surgindo várias explicações cientificas como as mudanças no clima.
Além do desenvolvimento intelecto se estuda o cultural, vendo no decorrer dos tempos um melhoramento na comunicação além de um cérebro cada vez mais flexível e adaptado à capacidade de aprendizado.
Com estes estudos vêm às descobertas dos componentes da inteligência abrangendo, o mundo interno que é a cognição tratando do que deve ser feito ou não, em seguida o mundo externo tratando da percepção e ação das adaptações e modelagem dos ambientes e por ultimo a integração dos ambientes internos e externos através da experiência que é responsável pela habilidade de se adaptar a novas situações, os objetivos e planejamentos e as mudanças dos processos cognitivos pela experiência externa.
As experiências que darão ao cérebro a oportunidade de agir tendo que trabalhar a razão e a emoção, nesse sentido que a escola vai entrar