A FUS O DO HOMEM E A M QUINA
Rafael Yudi Yorioka– rafayorioka@hotmail.com
RESUMO: O presente estudo analisa a “mecanização” do homem conhecido como “cyborg”. Parte do pressuposto que a idéia de “Cyborg” é herdeira de uma concepção de corpo-objeto, que nada mais é do que um homem “aumentado”, um homem com partes mecânicas em seu corpo. Observamos também que somos rodeados de produtos tecnológicos como aparelhos celulares, televisão dentre outros que nos fazem aumentar nossas idéias. Com o auxílio de livros e referências podemos ver que os braços mecânicos com o avanço da tecnologia, passam a serem melhores que membros humanos, para maior precisão desses membros cientistas estão desenvolvendo chips para serem implantados nos cérebros. Alem do mais cientistas estudam para a invenção da nanotecnologia que nos promoverá o conserto do ser humano por dentro.
Palavras chave: “cyborgs”, tecnologia, “mecanização” do homem
1. Introdução Por meio deste trabalho veremos a “mecanização” do homem os conhecidos “cyborg”.
Quando pensamos em “cyborg” lembramos de uma serie de filmes de ficção cientifica, porem o “cyborg” vem de organismo cibernético, que significa um organismo dotado de partes humanas, ou seja, um ser humano que tenha adições mecânicas em seu corpo.
Esse conceito de homem evoluído surgiu há muito tempo voltemos para meados do século XIX, nos livros de Edgar Allan Poe, autor que já descrevia um homem com próteses mecânicas em seu conto "The man that was used up" (O Homem que foi refeito), publicado em 1839. A partir de então, os “cyborgs” ficaram muito populares nos filmes como Robocop, O homem de seis milhões de dólares, dentre outros.
1.1. Objetivo
Nesse artigo veremos os progressos mais significativos da “mecanização” do homem, que devem impactar nosso modo de vida nas próximas décadas.
2. Referencial teórico Este trabalho foi feito com base de autores, e professores na área da cibernética como, por exemplo, o autor Edgar Allan Poe com o livro “The