A ciencia em meu ambiente
Quais as características gerais dos camaleões? Como sobrevivem em seu meio ambiente? Quais seus mecanismos de defesa e para que serve o seu mecanismo de camuflagem?
Hipótese
1) Os Camaleões sobrevivem no meio ambiente, pois seu corpo se adapta às temperaturas e ao clima;
2) A camuflagem pode ser um mecanismo de defesa;
3) São animais que possuem uma resistência bem grande.
Observações
Quanto às características e adaptabilidade:
Os camaleões têm uma língua bem comprida que pode chegar a medir
1 metro, e essa língua consegue sem dificuldades sugar qualquer inseto sem o animal nem precisar se mover do lugar facilitando sua apreensão de alimentos. Tem uma ponta grudenta para que ele possa capturar insetos como moscas e mariposas.
Os membros dos camaleões devem ser longos e os animais não podem apresentar dificuldades em subir em árvores já que suas patas e caudas formam como se fossem pinças e os ajuda na movimentação.
Embora se movimentem com lentidão, podem estender a longa língua a uma velocidade impressionante. Também fazem parte de sua alimentação o protáctil, o gafanhoto, o besouro e a joaninha.
Os olhos dos camaleões podem se mover independentemente para qualquer direção.
São animais solitários e que demonstram agressividade até mesmo com fêmeas fora do período de acasalamento.
Quanto à capacidade de mudar de cor - camuflagem:
A camuflagem faz com que eles se misturem com o local onde estão se tornando da mesma cor que várias aparências do local como o tronco das árvores ou até mesmo o tom verde da grama da mais densa selva ou bosque.
É considerado seu único mecanismo de defesa e isso ocorre não só por que às vezes eles precisam escapar do predador. Pode ser também porque estão se sentindo inseguros.
A capacidade de mudar de cor também está muito relacionada com o estado físico e psicológico que o animal vai se encontrar.
Isso se dá por conta das células especializadas