A Ciencia Do Design
Existe uma ciencia do "design"?
"A palavra 'projeto' abrange o dominio todo da ambiência visível criada pelo homem, desde as coisas mais comuns até as mais complicadas articulações de uma cidade"
Realidade e ilusão: Impressões sensoriais vem do nós mesmo, do nosso interior, ou seja, elas só vem de algo que ja passamos.
Reações inconscientes: nossa mente sabe de algo mas em alguns casos ou ações ela age sem que precisamos parar para pensar.
Plano de educação: "Devo esvaziar minha alma para que Deus posso entra " (Tómas de Aquino). Esse termo fala exatamente o estado que devemos estar para uma concepção criativa , sendo este um meio de observação própria , e tentativas praticas de experessão.
O design deve ser uma linguagem visual para transmitir sensações mas sem deixar faltar os fatps objetivos, que são indispensaveis.
Anatomia de nossa visão: o homem percebe e encherga o meio-fisico pela suas experiencias sensoriais. Nossas retinas, assim como, as lentes de uma camera projetam figuras planas.
Ilusões ópticas: pintores modernos usam desse fenômeno, para que os leitores possam interpretar a obra de formas diferentes. Sendo que saber dessa ilusões é muito importante para um arquiteto. Outro fenomeno importante é a irradiação, uma figura clara sobre uma escura parece maior do que uma escura com um fundo claro.
Influência psicológica da forma e cor: tipos de cores, superficies , texturas, ou até mesmo o jeito que uma obra for pintada pode passar ao leitor uma influencia psicológica, tais como; terror, calma, excitante , acalmante, quente, frio, atraente repulsivo,tensão e até mesmo de repouso.
Relatividade: com o uso da relatividade o arquiteto design pode produzir ilusões como por exemplo; dependendo da cor de uma parede ela pode dar o efeito de estar avançando ou retrocedendo. Tudo depende do ponto relativo e das medidas afetivas.
O que é a "escala humana"?: o tamanho do corpo humano serve como medida para as percepções das