Estrutura Demogr Fica Brasileira
Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios a religião, educação, etnia, entre outros fatores como a taxa de natalidade, mortalidade e migrações internas.
Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjo espacial ou forma como a população está distribuída no meio físico e sua composição, que pode ser estudada levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características da população.
Através de cálculos e estatísticas são estudados os fenômenos da mortalidade, natalidade e movimentos migratórios, todos estes influenciados por diversos fatores como educação, saneamento, e etc.
O Brasil possui cerca de 202.768.562 habitantes (estimativa do IBGE, 2014), destacando-se como a quinta nação mais populosa do planeta. Ao longo dos últimos anos, o crescimento demográfico do país tem diminuído o ritmo, que era muito alto até a década de 1960.
Em 34 anos, a população brasileira praticamente dobrou em relação aos 90 milhões de habitantes da década de 1970 e, somente entre 2000 e 2004, aumentou em 10 milhões de pessoas. Em 2050, seremos 259,8/260 milhões de brasileiros e nossa expectativa de vida, ao nascer, será de 81,3 anos, a mesma dos japoneses, hoje.
As razões para uma diminuição do crescimento demográfico relacionam-se com a urbanização e industrialização e com incentivos à redução da natalidade (como a disseminação de anticoncepcionais). Embora a taxa de mortalidade no país tenha caído bastante desde a década de 1940, a queda na taxa de natalidade foi ainda maior.
O Brasil apresenta uma baixa densidade demográfica — apenas 22,43 hab./km2 —, inferior à média do planeta e bem menor que a de países intensamente povoados, como a Bélgica (342 hab./km²) e o Japão (337 hab./km²).
O estudo da população apoia-se em alguns fatores demográficos fundamentais, que influenciam o crescimento populacional. Como o IBGE faz apenas um censo a cada década,