O Positivismo e a sua influência sobre o Design
Positivism and its influence on Design
RESUMO
O design possui fundamentos filosóficos em sua forma de pensar e agir baseados no Positivismo, que foi utilizado como base para sua validação social no surgimento da indústria e como princípio para a formação do método de projeto de design. Esse artigo faz uma revisão bibliográfica das obras positivistas e das publicações da área de design que apresentam a influência desta filosofia no surgimento da profissão, e na evolução do ensino de design.
Palavras-chave: design, positivismo, filosofia, metodologia.
ABSTRACT
Design has philosophical fundamentals in its thinking and acting based on positivism, which was used as the basis for its social validation in the emergence of the industry and as a principle for the formation of the design project method. This article is a literature review of the positivist works and publications in the field of design that presents the influence of this philosophy in the emergence of the profession, and in the development of the design education.
Key-words: design, positivism, philosophy, methodology.
Introdução
158
O design possui diferentes significados para diferentes autores. Sobre o conceito design,
Coelho diz que “o termo possui um caráter polissêmico – a palavra em inglês design, de origem latina de designo” (2008, pg.187). Atualmente, a tendência no uso corrente entre profissionais da área e estudantes é a utilização do termo design indicando o processo de realização de projetos de produtos e peças gráficas, além de virtuais, sendo que é significativa a ampliação de especialidades como design de joias, design de interiores etc. (COELHO, 2006). Assim, ainda que possam divergir os diferentes significados, todos convergem para a atividade de projeto.
A realização do projeto de design é um ato de criação de uma solução. Entretanto, não é resultado exclusivo de uma expressão pessoal ou uma inspiração do