Casos concretos
DAS
CIÊNCIAS
SOCIAIS
KARL HEINRICH MARX
Nasceu em 05 de maio de 1818, em Tréveris, Renâma – Palatinado, Alemanha. Morreu em 14 de março de 1883, Londres, Inglaterra, reino Unido. Sua nacionalidade era alemã. Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Atuou como economista, filósofo, historiador teórico, político e jornalista. O pensamento de Marx influenciou várias áreas, tais como, filosofia, geografia,história, direito, sociologia, literatura, pedagogia, ciência, política, antropologia, biologia, psicologia, economia, teologia, comunicação, administração, design, arquitetura entre outras. Foi um homem de idéias notáveis – transição gradual para o comunismo, ditadura do proletariado, materialismo histórico, materialismo dialético, socialismo científico, modo de produção, mais valia, luta de classes, teoria marxista da ideologia e da alienação.
EMILE DURKHEIM Nasceu na cidade de Épinal, região de Lorena, França, no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris em 15 de novembro de 1917. Foi considerado junto com Maxweber, um dos fundadores da sociologia moderna. Viveu numa família muito religiosa, seu pai era rabino, porém não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte de seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1982. Cinco anos após sua formatura foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período começaram seus estudos sobre sociologia. Principais obras:
- A divisão do trabalho social (1893);
- As regras do método sociológico (1895);
- O