Personalidade
1.1 Definição.
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de cada um. E possui diferentes significados. Personalidade é uma organização interna, é dinâmica e não imutável, um conceito relacionado da pessoa com mundo e sempre se mostra em padrões, através de características recorrentes e consistentes e expressa-se através de diferentes maneiras, são particularidades pessoais duradouras e relevantes para o comportamento , é influenciada pela cultura. Os traços de personalidade são relativamente estáveis ao tempo, e as diferenças interpessoais são variações freqüentes e normais.
Segundo Freud (Sigmund Freud, médico austríaco e fundador da psicanálise. Nossa personalidade é dividida em três instancias: Id, Ego e Super ego. O Id é a instancia que busca o prazer, a satisfação sem medidas. O Superego prima pelas morais e bons costumes, pelas regras. O Ego controla tudo, e elabora uma forma de satisfazer o Id sem ultrapassar as normas do Super ego.
[pic]
Tirinha tirada do “blog papo de muié”.
1.2 A formação.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada pessoa. O termo é usado com o sentido de ”conjunto de características marcantes de um individuo”.
A formação da personalidade humana ocorre a partir do momento da fecundação e através do processo de socialização, com base nos impulsos biológicos e culturais se interagem. Esse processo começa na primeira infância, e é necessário frisar que nem tudo acontece nesta fase é extremamente importante pra compreender que dura a vida inteira, o mesmo acontece com os elementos formadores da personalidade e comportamento dos seres humanos, eles acompanham as pessoas por toda a vida, atravessam todas as fases do desenvolvimento pessoal.