Desenvolvimentos da pedagogia
INTRODUÇÃO:
A educação brasileira evolui em saltos desordenados, em diversas direções, que buscamos elencar e relacionar nesse trabalho.
Desde sua colonização o Brasil vem montando sua Historia e principalmente desenhando sua trajetória na área da educação e da pedagogia. A educação aqui vivenciada pelas tribos indígenas tinha suas características próprias, não tendo referenciais da educação européia, mas esse período acabou com a chegada dos portugueses. A partir daí sofremos influência de vários movimentos estrangeiros.
Um país para evoluir necessita de uma educação de qualidade como um dos principais pontos de partida, fato esse considerado distante da realidade da maioria dos brasileiros.
Se considerarmos a Historia como um processo em eterna evolução, esse trabalho não poderá ser considerado como concluído, apenas até o presente momento histórico, mas a evolução continua.
1 – LINHA DO TEMPO
• 1500 – Vera Cruz: o começo de tudo, quando os portugueses chegaram à Bahia;
• Período Jesuítico
(1549-1759)
o 1549 – Alfabetização pela fé, quando os primeiros Jesuítas chegaram ao Brasil, em missão civilizatória para converter os índios à fé católica; o 1564 – O primeiro colégio para brancos na Bahia com estrutura para receber órfãos portugueses e filhos da elite colonial em regime de internato; o 1577 – Padres Anchieta e os livros à pena onde precisam escrever uma cópia à cada aluno a lição do dia seguinte; o 1599 – Faltam professores, uns demoram a chegar, outros morrem em naufrágios a caminho de colônia e outros desaparecem em passeios; o 1759 – Expulsão dos Jesuítas do império português;
• Período Pombalino
(1760-1808)
o 1760 – O Estado é responsável pela educação e cria novos livros didáticos; o 1808 – Estudantes ambiciosos vão para Portugal para continuar seus estudos;
• Período Joanino
(1808-1821)
• Período Imperial
(1822-1888)
o 1824 – A