a ciencia como instrumento de autonomia
1.1-TÍTULO: A ciência como instrumento de busca da autonomia.
1.2-Escolha do local: dar preferência a acento e mesa que favoreçam a leitura de forma apropriada,em local silencioso e de temperatura agradável,não é recomendada a leitura em lugares que tenham circulação de pessoas,na cama, pois conseqüentemente tiram a concentração.
1.3-ESCLARECIMENTOS: verificar o titulo do livro, vocabulários,fatos,autores e doutrinas que abordam os seguintes temas: racionalismo e kadercismo.
1.4- ESQUEMATIZAÇÃO: ler todo o livro,várias vezes se necessário até que se faça entender o assunto abordado,identificar a idéia principal do texto,grifar as palavras que não se entendeu para que posteriormente possam ser esclarecidas com o auxilio de um dicionário ou outras formas de pesquisa. Destacar os fatos,autores,doutrinas de que se fala no texto.
1.5-COMPREENÇÃO DA MENSAGEM: É necessário que a busca pelo saber passa pela análise subjetiva o sujeito transforma e repassa aos que buscam tal saber,assim surge a proposta da tridimensionalidade : teoria que, analisa o conceito de valor, reconhecendo seu papel de elemento constitutivo da experiência ética e a implicação constante entre valor e história.
2-ANÁLISE TEMÁTICA: considera a idéia do autor do livro em questão, não podendo dar sua própria opinião referente ao assunto abordado,por mais que domine o mesmo ou ainda que não concorde com as idéias abordadas pelo autor.
2.1- TEMA (geral)- Conhecimento Cientifico que deve ser ético para chegar a autonomia
2.2-PROBLEMA-(qual a questão) O que é ter autonomia?
2.3-TESE: Conhecer novos saberes, caminhar a passos largos, pois a autonomia é a capacidade de auto governar-se, que virá da capacidade de conhecer e principalmente, da capacidade de se obter o auto conhecimento,focando-se no seu objetivo,
2.4-RACIOCINIO- A tradição cultural de cada sociedade é que lhe permitirá elaborar, a um só tempo, suas concepções, jurídicas , religiosas e morais(expressão de uma