Processos para Diagramação de um Livro
Projeto de Livro
Goiânia
2012
1 - INTRODUÇÃO
O papel do designer na construção gráfica de um livro é extremamente importante. Além de organizar os devidos elementos como fotos, textos, ilustrações dentro de um espaço, cabe a ele usar técnicas visuais de modo que deixe a peça mais agradável de se ler e visualizar. “Não é só o que o autor escreve num livro que vai definir o assunto do livro. Sua forma física, assim como sua tipografia, também o define. Cada escolha feita por um designer causa algum efeito sobre o leitor. (HENDEL, 2006, p. 11)”.
2 - ETAPAS DO PROJETO.
A metodologia definida para a produção gráfica de um livro foi feita com base em métodos citados por FUNTES (2005) onde o autor demonstrou outras metodologias citadas por outros autores.
"A definição inequívoca do projeto de design é o ponto de partida que está definido e que chamamos processo de design ou método de design, cuja denominação não exclui nem pretende se colocar como a única possibilidade.”
(FUENTES, 2005, p. 27)
Analisando esses referênciais teóricos, definiu-se uma metodologia que nos pareceu mais conveniente e que houve mais afinidade. Três etapas foram traçadas de modo que abrangesse as etapas tradicionais de um projeto. São eles a fase analítica, a fase criativa e a fase executiva.
2.1 - FASE ANALÌTICA
Primeiramente é recebida a encomenda do trabalho feito pelo cliente, o problema a ser solucionado é identificado e definido, e logo depois é feito a coleta de informações sobre o cliente, produto, concorrência, público (briefing) e por fim é feita a análise das informações e traçado os objetivos de produção.
2.1 - FASE CRIATIVA
Após ter feito a análise e conceituação dos assuntos relacionados ao projeto, é hora de definir as possíveis soluções, formular as idéias diretoras, fazer experimentações e formular a idéia central básica. E por fim é feito a verificação.
2.1 - FASE EXECUTIVA
Essa é fase onde se vai materializar o