Design gráfico
Podemos considerar a editoração como a etapa do processo de criação, na qual são produzidos, por meio de computadores, layouts e/ou arquivos finalizados. É o ramo da computação gráfica voltado para a produção de peças gráficas e editoriais, tais como jornais, livros, revistas, catálogos, entre outras.
Ferramentas para editoração Softwares mais utilizados: Basicamente se enquadram em três categorias:
- Ilustradores: usam vetores para produzir ilustrações, gráficos, desenhos e logotipos. Principais softwares: Adobe Ilustrator, CorelIDRAW e Macromedia Freehand
- Editores de imagens: trabalham com bitmaps para produzir, editar e retocar imagens e fotos. Principais softwares: Photoshop.
- Paginadores/finalizadores: fazem a montagem final (diagramação) dos elementos – texto, ilustrações e fotos (vetores e bitmaps) – e dão forma ao projeto gráfico. Principais softwares: Adobe InDesign, Pagemaker e QuarkXPress.
Imagem: Uniformidade nas campanhas publicitárias.
Fonte: http://www.slideshare.net/ (09/05/2013 - 16h00min)
Diagramação
Diagramação é o ato de diagramar e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios. É uma das práticas principais do design gráfico, em outras palavras, a diagramação é essencialmente uma aplicação do design gráfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, entre outros.
Sinalização
A área de sinalização tem a função básica de organizar o fluxo de pessoas no espaço e identificar os lugares. Além do aspecto funcional, a sinalização participa da construção do ambiente, atribuindo um significado ao espaço e transmitindo alguma mensagem ou valor da empresa. As empresas que investem em sinalização são melhores avaliadas pelos clientes, gerando retorno institucional e