A Chegada Dos Tempos Modernos
A chegada os tempos modernos
Nome: Bruno; Eduardo Silva; Guibert; Rafael D.; Filipe.
Prof.ª: Maria Salete
Serie: 1º D
Introdução
A partir do séc. XII, a Europa passo por profundas modificações estruturais e ocasionaram a desagregação do feudalismo e o surgimento do capitalismo comercial. As principais mudanças foram o renascimento urbano-comercial, a ascensão da burguesia, a centralização política (Estado moderno) que conduziria ao absolutismo real, o declínio da nobreza feudal e da igreja católica. A expansão marítima-comercial estimulava a navegação oceânica em direção à Ásia e África.
Conclusão
No nascimento do mundo moderno, no princípio do séc. XV, a Europa passava por uma etapa de profundas modificações estruturais (econômicas, sociais e políticas). Embora tenha sido iniciado bem antes, no séc. XII, Foi no decorrer do séc. XV que elas atingiram seu ponto máximo, ocasionando a desagregação das tradicionais instituições feudais medievais.
O início desse processo de alterações pode ser localizado no final do séc. XI, quando o muçulmano, em função da sua enorme extensão, fragmentou-se em pequenos califados. Consequentemente, enfraqueceu-se o domínio árabe sobre as navegações no mar mediterrâneo, permitindo a volta da navegação comercial europeia ocidental, interrompida em virtude do monopólio marítimo exercido pelos árabes desde o séc. VIII. Esta reabertura do mar Mediterrâneo à navegação provocou um notável renascimento comercial, de tal magnitude que a atividade mercantil se tornou a mais lucrativa da Europa ocidental.
Mudanças na estrutura econômica ocasionaram importantes modificações na sociedade europeia. Dessa forma a burguesia transformou-se na classe detentora do poder econômico. A nobreza feudal, que durante tantos séculos fora o topo da sociedade europeia perdeu boa parte de sua importância na mudança da economia do setor primário para o setor terciário. Embora mantivesse seu poder político.
A